Passo a passo da instalação do sistema operacional CentOS 7.0 em uma máquina virtual (VirtualBox). Trata-se de um artigo básico para usuários que desejam iniciar uso do sistema operacional.
Utilizaremos no decorrer do artigo a aplicação VIrtualBox para criar uma imagem do sistema operacional. Não será abordado os passos necessários para a especificação da máquina virtual. Utilizei uma máquina virtual configurada para Linux x64 com 1280MB de memória RAM e 24G de disco rígido.
O DVD utilizado na instalação é proveniente do arquivo de formato ISO identificado por "CentOS-7.0-1406-x86_64-DVD.iso". Pode ser obtido a partir do site da distribuição http://www.centos.org.
Inicializada a máquina virtual através do DVD temos a seguinte tela de apresentação:

Selecione o item de menu "Install CentOS 7" apresentado e pressione a tecla <Enter>. O núcleo de execução do sistema operacional é descompactado para a memória da máquina virtual, inicializando um ambiente gráfico e apresentando a seguinte tela:

Opcionalmente, a língua utilizada no processo de instalação pode ser alterada. Ao selecionar o idioma "Português", imediatamente os textos serão atualizados:
Pressione o botão "Continuar" localizado no canto inferior direito da tela. Será apresentado a tela de resumo da instalação do sistema operacional, conforme a figura abaixo:
Selecione o elemento gráfico "Data & Horário" com o mouse, será apresentada tela para seleção de fuso horário. Será possível ajustar o horário local e também habilitar a atualização automática da data e hora através do botão de arraste (slider) do canto superior direito:
Pressione o botão "Finalizado" localizado no canto superior esquerdo da tela, será confirmada a seleção do fuso horário e voltará para a tela anterior.
Selecione o item "Seleção de Programas" na tela de resumo da instalação, será apresentada a seguinte tela:
A instalação disponibilizará para seleção conjuntos de aplicativos denominados "Ambiente Base". Cada conjunto está correlacionado a funcionalidades e serviços utilizados em nichos de atuação. Neste artigo será selecionado o ambiente base "Servidor com GUI" e as seguintes extensões:
- Recursos de Monitoramento de Hardware
- Plataforma Java
- KDE
- Ferramentas de Desempenho
Pressione o botão "Finalizado" no canto superior esquerdo para confirmar a seleção de ambiente, a aplicação voltará para a tela de resumo da instalação.
Selecione o item "Rede e Hostname" na tela de resumo da instalação, será apresentada:
A configuração de rede não é habilitada por padrão. Selecione o botão de arraste (slider) no canto superior direito da tela para ativar a rede. Aguarde que as informação de endereçamento seja apresentada. Pressione o botão "Finalizado" no canto superior esquerdo para voltar a tela de resumo de instalação.
Selecione o disco que será utilizado para instalar o sistema operacional. Há opções de particionamento que disponibilizará interface para customização do disco.
A tela de resumo de instalação será apresentada sem nenhuma notificação de alerta, conforme mostrado abaixo:
Pressione o botão "Inicar a Instalação" localizado no canto inferior direito da tela. A instalação dos arquivos do sistema é iniciada. Apresentada a tela que possibilita a configuração de alguns elementos durante a cópia dos arquivos:
Aproveitando o tempo ocioso para o usuário durante o processo de instalação, passamos a estabelecer a senha do super usuário do CentOS. Selecione o item "Senha de Root" com o mouse. Será apresentada a seguinte tela:
Componha uma senha para o super usuário a repita em caixa de edição correspondente. Note que o ambiente irá lhe apresentar notificações quando a critérios de segurança sobre a escolha da senha. Siga as instruções apresentadas. Pressione o botão "Finalizado" ao término do processo.
O sistema lhe oferecerá a oportunidade de criar um usuário de sistema. Deixarei o processo de criação de usuário do sistema após a atualização do núcleo (kernel) do CentOS. Ao finalizar a instalação dos arquivos do sistema operacional a tela será apresentada conforma abaixo:
Pressione o botão "Reinicializar" no canto inferior direito para que a máquina virtual seja reinicializada e passe a utilizar os arquivos do CentOS já instalados. Caso você esteja instalando em um disco rígido, pode ser que seja necessário ejetar o DVD do leitor. Isso para que o processo de inicialização (boot) utilize o disco rígido como fonte primária de busca por um sistema operacional para execução.
Quando o CentOS for iniciado será apresentada a tela de configurações iniciais, conforme a figura abaixo:
Selecionando o item "Informações sobre a Licença" será apresentada a seguinte tela:
Selecionado a caixa de seleção (checkbox) "Eu aceito o contrato da licença", pressione o botão "Finalizado" para aceitar o contrato e voltar para a tela de configurações iniciais.
Selecione o item "Criação de Usuário" caso ainda não tenha sido criada na tela de configuração apresentada durante ao processo de instalação dos arquivos do sistema operacional. Será apresentada a seguinte tela:
Preencha as informações de nome completo, nome do usuário e senha, conforme as orientações da aplicação. Não é necessário atribuir a este usuário a característica de usuário administrador, porque trata-se de um usuário de aplicação, ou usuário para o dia-a-dia. Ao terminar a configuração pressione o botão "Finalizado" para voltar a tela inicial.
Apresentada a tela de configuração inicial do sistema, sem as notificações de alertas, pressione o botão "Encerrar Configuração" no canto inferior direito da tela, conforme a figura abaixo:
O sistema operacional inicializará o gerenciador de janelas instalado e apresentará a tela de login ou entrada de usuário do sistema, como mostrado na figura abaixo:
Neste ponto temos o sistema operacional CentOS 7.0 instalado e em execução.