A instalação dos drivers de guest do VirtualBox em uma máquina virtual CentOS requer que esteja disponibilizada aplicações que possibilitem sua compilação.
Podemos seguir dois caminhos distintos:
- A partir de uma instalação CentOS, atualizar o kernel da distribuição para, posteriormente, prosseguir com a instalação dos recursos de compilação.
- A partir de uma instalação CentOS, instalar os recursos necessários para compilação levando em consideração a versão do kernel instalada.
Para ambos os procedimentos será necessário login no sistema operacional com permissões de superusuário.
Atualização de Kernel
A instalação padrão do CentOS contém uma aplicação de gerencimento de instalação de pacotes chamada yum. Utilizando esta aplicação podemos realizar a atualização do kernel do linux através do seguinte comando:
$ yum -y update kernel $ reboot
Pode ser que seja necessário a finalização de aplicações que no momento da inicialização do sistema operacional estejam atualizando a base local de identificação de pacotes, tais como PackageKit. Na mensagem é possível identificar o PID do processo:
Another app is currently holding the yum lock; waiting for it to exit...
O outro aplicativo é: PackageKit
Memória: 92 M RSS (500 MB VSZ)
Estado: Dormindo, PID: 15687
Basta matar o processo para continuar a atualização do kernel:
$ kill -9 15687
Figura 1 - Atualização do kernel do CentOS
A reinicialização do sistema operacional é obrigatória. Após a volta do ambiente, passamos a realizar a instalação dos recursos de compilação. Os pacotes necessários são:
- kernel-devel
- kernel-headers
- gcc
Os comandos que devem ser executados são:
$ yum install kernel-devel
$ yum install kernel-headers
$ yum install gcc
Finalizado a instalação dos pacotes, não será necessário reinicialização do sistema. Procede-se habilitando a imagem do guest do VirtualBox através do menu do próprio VirtualBox, como apresentado na figura abaixo:
Figura 2 - Ativação de conteúdo guest do VirtualBox
O CentOS identificará o novo dispositivo e automaticamente montará a imagem em um diretório do filesystem. Através do comando "df" será possível identificar a localização da montagem:
Figura 3 - Localização do ponto de montagem do guest
Desloque ao diretório da montagem da imagem guest e liste os arquivos disponíveis:
Figura 4 - Lista de arquivos da raiz do guest
Deverá ser visualizado uma relação de arquivos dentro os quais "VBoxLinuxAdditions.run". Execute-o para que seja iniciado o processo de compilação e instalação dos drivers:
Figura 5 - Conclusão da instalação dos drivers de guest
Caso haja problemas na compilação do modulo principal, uma solução será atualizar o VirtualBox, pois trata-se de um erro associado ao script de compilação do Guest.
O sistema operacional deverá ser inicializado para que os drivers sejam utilizados.