Codificando Remotamente com SSH

Através do WinSCP podemos fazer uso de um mecanismo de sincronização de arquivos a um servidor SSH e codificar remotamente. Este artigo propõem demonstrar as configurações necessárias a uma estação de trabalho Windows conectando-se a um servidor remoto Linux.

Não abordarei neste artigo a configuração do SSH no servidor remoto. O WinSCP pode ser obtido através deste link. Utilizarei a versão 5.9.3 da aplicação. A proposta do artigo é copiar os arquivos do servidor remoto para um diretório local e sincronizar as alterações realizadas localmente ao servidor.

Após a instalação do WinSCP, sua execução solicitará a configuração da conexão do servidor remoto. A figura abaixo apresenta a janela com os elementos necessários para conexão. Observe que o protocolo utilizado na configuração é o SFTP. Utilize um usuário para login que tenha permissões de acesso aos diretórios desejados.

WinSCP_SSH_01.png

Uma vez conectado ao servidor, iremos criar um esquema de transferência que corresponda as necessidades da nossa sincronização de arquivos. Navegue no menu Opções -> Preferências ou pressione as teclas CTRL+ALT+P para ser levado a uma janela de configuração, e selecione o item Transferir, como apresentado na imagem abaixo:

WinSCP_SSH_02.png

Adicione um novo esquema pressionando o botão Adicionar. Dê um novo para o novo esquema, mantenha o modo de transferência como Binário para que não tenhamos que nos preocupar com caracteres especiais como fim de linha, mantenha o nome do arquivo Sem alteração, e configure uma máscara de arquivo para evitar que haja troca de arquivos desnecessários como gerenciadores de versão e resultado de compilação, entre outros. A figura abaixo apresenta uma configuração possível.

WinSCP_SSH_03.png

Pressione o botão Ok e, uma vez conectado no servidor remoto, navegue para os diretório que serão sincronizados. Localmente, escolha um diretório que será utilizado como repositório dos arquivos de trabalho. O ideal é que seja o diretório local esteja vazio, pois posteriormente seria necessária sincronização de seu conteúdo. Remotamente, selecione o diretório com os arquivos que serão alterados. Selecione na barra de ferramentas o item Ajuste de transferência o esquema configurado anteriormente. A figura abaixo apresenta ao estado pré-sincronização.

WinSCP_SSH_04.png

Realizaremos a sincronização inicial do diretório local.

Navegue no menu Comandos -> Sincronizar ou pressione as teclas CTRL+S para a apresentação da janel de operação da sincronização. Confira os diretórios local e remoto. Selecione a Direção Local da sincronização. A figura abaixo apresenta as configurações aqui utilizadas. Inicie a operação.

WinSCP_SSH_05.png

Uma vez que os arquivos estejam sincronizados, passemos ao processo de monitoramento destes arquivos locais e a sincronização automática para o servidor remoto. Abaixo a figura apresentando a sincronização realizada:

WinSCP_SSH_06.png

Navegue no menu Comandos -> Manter Diretório Remoto Atualizado ou pressione as teclas CTRL+U para a apresentação da janel de operação da sincronização. Confira as opções mantendo selecionado o item Sincronizar ao iniciar. Inicie a operação.

WinSCP_SSH_07.png

Neste ponto o WinSCP ficará monitorando as alterações nos arquivos locais e quaisquer alterações serão repassadas ao servidor remoto. Note que esta instância do WinSCP estará indisponível para outras operações.

WinSCP_SSH_08.png

Portanto, poderemos utilizar o editor local de nossa preferência para trabalhar na estação de trabalho local. Não é mais necessária a utilização do PuTTY e VI para edição remota, mas sim utilizar o VI localmente!!!!!