Este artigo tem por objetivo registrar os procedimentos utilizados na instalação da aplicação de conteinerização Docker no Linux Fedora 31. Essa distribuição acabou por incorporar por padrão a aplicação Podman utilizando uma nova versão do módulo CGroup, fundamental para o gerenciamento de containers. Será utilizado o gerenciador de pacotes yum no processo de instalação.
Adicionar o Repositório
A comunidade do Fedora disponibiliza, para a versão 31, um arquivo configurado para o gerenciados yum. Basta baixá-lo no diretório de de configuração de repositório da aplicação:
cd /etc/yum.repos.d
sudo wget https://download.docker.com/linux/fedora/docker-ce.repo
Instalação
Basta executar o yum para instalação do pacote docker-ce, conforme mostrado abaixo. Haverá uma relação de aplicações auxiliares, porém, necessárias, na instalação:
sudo yum install docker-ce
Habilitar o Deamon
Temos que habilitar e inicializar o deamon do docker. Para isso utilizamos o comando abaixo:
sudo systemctl enable --now docker
Será criado um link simbólico com os executáveis de inicialização do systemd, além de inicializada a aplicação daemon: Verifique que está sendo executado:
systemctl status docker
Permissão de Usuário
Neste ponto temos que dar permissão de operação do docker para o usuário. Normalmente, a instalação já cria um grupo de usuários chamado docker, verifique com o comando:
cat /etc/group
Caso não exista crie o grupo com o comando:
sudo groupadd docker
Aplique ao seu usuário a permissão de grupo:
sudo usermod -aG docker <user>
Poderá ser necessário deslogar e logar seu usuário para que as alterações sensibilizem o gerenciador de permissões.
Teste Hello World
Uma boa prática é testar o docker antes de comemorar:
docker run hello-world
Caso você tenha recebido uma mensagem do tipo: "Error response from daemon: cgroups: cgroup mountpoint does not exist", a forma mais prática de solucionar o problema é habilitar a compatibilidade do módulo cgroups no kernel:
sudo grubby --update-kernel=ALL --args="systemd.unified_cgroup_hierarchy=0"
Uma opção alternativa é a construção do diretório e sua consequente montagem, porém, não é uma solução definitiva pois deve ser realizada toda vez que reinicia o sistema:
sudo mkdir /sys/fs/cgroup/systemd
sudo mount -t cgroup -o none,name=systemd cgroup /sys/fs/cgroup/systemd